terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sensibilização através da sétima arte na Baixada Fluminense



Centro Cultural Oscar Romero lança DVD com distribuição gratuita com filmes que abordam vida de surdos


Com objetivo de trabalhar a questão da inclusão, o Centro Cultural Oscar Romero iniciou em outubro de 2012 o projeto Bom de Ver, que consiste na gravação de um DVD com três curtas-metragens que abordam questões comportamentais, de relacionamentos familiares e sobre o preconceito com surdos. O elenco é formado por atores ouvintes que interpretam jovens surdos. A produção conta também com a participação de surdos, que deram uma entrevista em uma das produções.

O lançamento do DVD será no dia 31 de agosto (sábado), às 18h, onde haverá exibição no Centro Cultural Oscar Romero, localizado na Rua Elpídio, nº 530, no Centro de Mesquita. Ao todo, 200 cópias serão distribuídas gratuitamente em escolas que tenham alunos surdos, espaços culturais e instituições. O projeto é desenvolvido através de patrocínio da Casa da Moeda e da Brazil Foundation.

As apresentações seguem no dia 3 de setembro (terça-feira), às 15h em Paracambi, na Fábrica do Conhecimento, e depois no dia 12 (quinta) às 14h no Espaço de Cultura Cinema e Arte, em Queimados. A última exibição será dia 18 (domingo), às 19h30h, no Espaço Cultural Código, em Japeri. 

A intenção é criar uma identificação entre os surdos com os personagens dos filmes, além de elevar a autoestima do público com deficiência. As produções também servirão como meios de alcançar o público ouvinte, de forma que conheçam um pouco do universo silencioso dos surdos, que muitas vezes é desconhecido. As gravações foram realizadas no município de Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário