sábado, 16 de março de 2013

Caravana da Inclusão leva esquete para alunos da Baixada



Alunos de escola pública de Nova Iguaçu recebem espetáculo gratuito sobre a questão do surdo e sua relação com os ouvintes

O Centro Cultural Oscar Romero realiza na próxima segunda-feira, dia 18 de março, o projeto “Caravana da Inclusão”, onde três atores abordam a temática da diferença e do preconceito com surdos, utilizando a linguagem da pantomima (uma cena teatral sem fala). A finalidade é sensibilizar o público e trazer à tona a questão do surdo e sua relação com os ouvintes.

O esquete com duração de três minutos será encenado na Escola Estadual Capitão Joaquim Quaresma de Oliveira, em Nova Iguaçu. Os atores do Grupo Cultural Cochicho na Coxia se apresentam nos turnos da manhã e da tarde, beneficiando 12 turmas no total, com alunos de 13 a 16 anos. Cinco alunos da unidade de ensino são deficientes auditivos.

A “Caravana da Inclusão” percorreu em 2012 três escolas na cidade de Mesquita. Em 2013, dez escolas da Baixada Fluminense vão receber o projeto até junho. As escolas escolhidas contam com alunos surdos, promovendo uma semana de estudos e diálogos sobre os surdos, a Língua Brasileira de Sinais, e questões sobre o universo não-sonoro. O esquete, que tem uma temática lúdica e bem humorada, é encenado em salas de aula com objetivo de chamar a atenção dos estudantes para a questão da inclusão, principalmente, que a convivência entre surdos e ouvintes não deve se tornar um problema. 

A “Caravana da Inclusão” também é um meio de divulgar as demais atividades realizadas para os surdos no Centro Cultural Oscar Romero, desenvolvidos através dos patrocínios da Casa da Moeda e da Brazil Foundation, com os projetos Inclusão pela LIBRAS II (Língua Brasileira de Sinais) e Inclusão pela Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário